• Instagram - White Circle
  • Mallú Ferreira

Conheça os residentes - Recuperando

Atualizado: Fev 21

Desenvolvendo seu modelo de negócio e expandindo sua rede de contatos por meio do programa de residentes do Black Swan, a startup Recuperando trabalha com a revisão de toda a estrutura tributária da empresa, visando reduzir ou até mesmo zerar alguns dos tributos que são pagos por ela. A proposta é enxugar gastos e injetar capital de giro em seu caixa, impulsionando o negócio.


“Trabalhamos identificando alguns gargalos que existam, avaliando valores que foram pagos a mais ou de forma indevida. De posse de informações do cliente, conseguimos gerar padrões e possibilidades que o negócio dele tem”, explica Francisco Carvalho, líder comercial e de estratégia da Recuperando.


“Por meio desse trabalho, conseguimos trazer uma redução de até 18% dos impostos, em um período de 60 dias”, diz ele, explicando que só é possível revisar a apuração dos impostos de até 5 anos para trás, visto que o período do crédito prescreve. Com os créditos recuperados, é possível utilizá-los de duas formas, sendo elas: compensação, na qual o crédito vai sendo abatido como desconto no imposto gerado mensalmente; e restituição, para casos em que não é possível compensar impostos, então é solicitada a devolução do valor.


Francisco esclarece que na contabilidade de um negócio podem acontecer erros relacionados à classificação dos produtos, que são tabelados de acordo com a Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM), código de oito dígitos que é usado para identificar a natureza dos produtos comercializados no Brasil e nos outros países do Mercosul. “Pelo NCM, cada produto pertence a uma ‘família’, que corresponde a um tipo de tributação. Geralmente essa tributação é monofásica, ou seja,ela é paga na fábrica”, explica Francisco. Uma aplicação incorreta do NCM pode gerar problemas com a fiscalização e emissão de nota fiscal.


MODELO DE NEGÓCIOS


A Recuperando trabalha com empresas inseridas no Simples Nacional, regime de tributação concebido para reduzir a complexidade na arrecadação de impostos de pequenas empresas, que concentra o recolhimento de 8 tributos (IRPJ, CSLL, Cofins, PIS/Pasep, CPP, ICMS, IPI, ISS) em apenas uma Guia. É possível realizar o serviço também com empresas que não façam mais parte do Simples, mas que tenham sido inseridas no regime tributário no período de cinco anos sobre o qual será realizada a recuperação.


Atualmente, a startup tem foco em três segmentos distintos: farmácias, autopeças e varejo (que abrange minimercados, padarias e conveniências. No Black Swan desde 2019, já beneficiou quatro empresas e recuperou mais de R$ 80 mil.


DESAFIOS ENFRENTADOS


Entre os desafios enfrentados pela startup, Francisco cita uma possível má interpretação do suporte que é oferecido aos profissionais da contabilidade. “O contador nos vê como uma ameaça ao trabalho dele, mas o nosso trabalho não é de contabilidade”, aponta ele, explicando que a recuperação é uma ajuda ao contador, visto que a legislação tributária é muito complexa e a atuação do contador é ampla, por isso o profissional da contabilidade usualmente não tem tempo de prestar um serviço de consultoria.


Assim, o empresário passa a contar com a opção de pagar por uma consultoria, caminho que geralmente opta por não seguir, por causa dos custos. Então, a Recuperando propõe-se a facilitar a disponibilização desse serviço, cobrando apenas um valor referente ao êxito que seu trabalho gerar.


Contatos da Recuperando

Site: https://recuperandoconsultoria.com/

WhatsApp: (98) 98466-4732

Instagram: @recuperandoslz

95 visualizações
Creative Pack

Uma plataforma com o propósito de construir um mercado igualitário e desenvolver a cultura de inovação conectando o ecossistema.

© 2020 Creative Pack. Todos os direitos reservados.

Creative Pack