• Instagram - White Circle
Buscar
  • Lorena Araujo

Talk com Tiina Koskiranta aborda práticas de sucesso nas áreas de educação e inovação

O encontro reuniu comunidade local e residentes no centro de inovação Black Swan


Visando estreitar os laços com a comunidade internacional, as startups residentes no espaço Black Swan receberam Tiina Koskiranta, líder no desenvolvimento do ecossistema no Y-Kampus e da área de foco em empreendedorismo e novos negócios em Ciências Aplicadas na Universidade de Tampere, Finlândia.


Tiina Koskiranta apresenta case no centro de inovação Black Swan.

O encontro aconteceu na última quinta-feira, 12, no centro de inovação, estendendo o convite à comunidade local, a fim de promover a troca de experiências e conhecimento das práticas de inovação e educação dentro e fora do Brasil.



Representantes de startups residentes discutem práticas de sucesso na educação com a convidada.

“Entendo a proposta de se levar a educação para além do método tradicional, aprendendo com base nas necessidades, projetando e tendo os professores como mentores”, considera Elvaci Junior, líder de Desenvolvimento da startup residente Azo. “A universidade pode e deve oferecer experiências de mercado do mundo real, desenvolvendo na prática habilidades de liderança, regras de negócio e estruturação de projetos”.


Coordenadora de projetos de inovação, a convidada falou sobre a forma como se está educando dentro das universidades e as habilidades que se espera que sejam desenvolvidas no período de graduação, com base em práticas bem sucedidas no Proakatemia, curso de três anos e meio em Negócios e Administração na Universidade de Tampere.


“Aprender apenas para armazenar conteúdo não é interessante”, comentou a especialista. “Você precisa ser criativo e inovador, porque é assim que você lembra. E, desenvolvendo negócios, você pode coletar toda a informação de que precisa”.


Especialista apresenta projetos de inovação em desenvolvimento no Y-Kampus e Universidade de Tampere, Finlândia.

Tiina Kroskiranta falou ainda da importância de se criar uma comunidade de empreendedores e explorar, junto à comunidade acadêmica, quais carreiras os universitários pensam em seguir após a graduação.


“Acredito que a próxima mudança no mundo será impulsionada pelas comunidades de startups e empreendedores, que estão sempre inventando e criando, querendo fazer algo significativo para um mundo melhor”, instigou.


A visita de Tiina Kroskiranta a São Luís foi parte da programação do La Passion, projeto estratégico de iniciativa do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), em parceria com Black Swan e Creative Pack, visando o desenvolvimento de soluções que contribuam para a melhoria dos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) de municípios maranhenses, a partir de demandas da Secretaria Estadual de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop).

78 visualizações
Creative Pack

Uma plataforma com o propósito de construir um mercado igualitário e desenvolver a cultura de inovação conectando o ecossistema.

© 2020 Creative Pack. Todos os direitos reservados.

Creative Pack